O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) tem sido a principal autoridade global que determina a agenda ambiental, promove a implementação coerente da dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável no Sistema das Nações Unidas e serve como autoridade defensora do meio ambiente no mundo.
A missão do PNUMA é proporcionar liderança e encorajar parcerias na proteção do meio ambiente, inspirando, informando e permitindo que países e pessoas melhorem sua qualidade de vida sem comprometer as gerações futuras.
Com sede em Nairóbi, Quênia, o Programa conta com divisões e escritórios regionais, de articulação e de país, além de uma crescente rede de centros de excelência com os quais colaboramos.
O PNUMA atua em estreita colaboração com 193 Estados-membros e com representantes da sociedade civil, empresas, partes interessadas e outros grupos (major groups) para enfrentar os desafios ambientais por intermédio da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a o foro de mais alto nível internacional para tomada de decisões sobre o meio ambiente.
A organização abriga os secretariados de muitos órgãos de pesquisa e acordos ambientais multilaterais importantes.
A Diretora Executiva e a Equipe Sênior de Gestores lideram a implementação da Estratégia a Médio Prazo (EMP) do PNUMA. A EMP, com duração de quatro anos, articula o papel do PNUMA no cumprimento das promessas da Agenda 2030, assim como da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e do respectivo documento final, “O Futuro que Queremos”.
O PNUMA apoia os Estados-membros para garantir que a sustentabilidade ambiental seja refletida no desenvolvimento e planejamento de investimentos, além de fornecer aos países as ferramentas e tecnologias necessárias para proteger e restaurar o meio ambiente.
Por meio de suas campanhas, particularmente do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Programa promove sensibilização e defende uma ação ambiental eficaz.
O trabalho é classificado em sete grandes áreas temáticas: mudança climática, desastres e conflitos, gestão de ecossistemas, governança ambiental, químicos e resíduos, eficiência de recursos e estudos sobre o meio ambiente.
Esse esforço é possível por meio de parceiros que financiam e defendem a missão. O PNUMA depende de contribuições voluntárias para obter 95% de sua arrecadação.